Bom, essa é uma pergunta que muitas pessoas estão fazendo. A recomendação para todos é: se possível, fique em casa. Por outro lado, entendemos que esse super confinamento pode causar problemas comportamentais e de saúde para os cães, principalmente para aqueles com muita energia e que estavam acostumados a uma intensa rotina de atividades fora de casa todos os dias, como ir ao parque, day care, longos passeios.
Nesse caso, uma maneira de minimizar o risco de levar o vírus para sua casa e também evitar que seu cão fique extremamente entendiado, pode ser diminuir em frequência e duração os passeios na rua. Por exemplo, se o seu cão estava acostumado a passear duas vezes por dia, saia com ele apenas uma vez ao dia. Se você saia uma vez por dia, passeie a cada dois dias e, para compensar um pouco, intensifique a interação com seu cão dentro de casa, praticando atividade física com brincadeiras como: buscar e trazer a bolinha, cabo de guerra, circuito de “agility” feito com móveis e objetos de casa, além de sessões de treinamento de comandos de obediência e truques.
Se o seu cachorro só faz xixi e cocô na rua, a frequência não deve ser alterada, mas a duração dos passeios pode ser menor.
Lembre-se: ao sair para caminhar, é muito importante tomar alguns cuidados:
- As pessoas do grupo de risco devem permanecer em casa e não sair com o cão. Se outra pessoa for sair com o cão, o cuidado durante e depois do passeio devem ser redobrados.
- USE MÁSCARA ao sair de casa.
- Passeie numa rua tranquila, evite aglomeração de pessoas e outros cães.
- Durante o passeio, não pare para conversar com as pessoas e, principalmente, não permita que as pessoas toquem no seu cachorro. Não é possível saber se os outros estão seguindo as recomendações de higiene do ministério da saúde.
- Ao voltar para casa, higienize os pertences do seu cão (coleira, guia e tudo o que você levar) e também faça uma limpeza do seu cachorro com álcool 70 (caso seu cão tenha algum problema de pele, alergias ou seja sensível à produtos de limpeza, consulto o médico veterinário do seu cão para saber se o produto pode ser utilizado nele e tome cuidado com a área dos olhos, boca e nariz), água e sabão ou , se possível, dê um banho.
Ponto importante: faça a higienização do cão antes de deixar ele entrar em casa. Para isso, deixe todos os produtos a serem usados próximo ao local de entrada da casa.
Cuide de si para cuidar de todos 🙂
Cintia Magrini
Graduanda em Psicologia, comportamentalista e educadora de cães.